sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A relação entre saúde e arte

Nunca ninguém me perguntou antes, mas eu tomo a liberdade de explicar quais relações podem ser estabelecidas entre a dança de salão, a arte e a saúde. A primeira é que a dança, em todas as suas formas, por proporcionar a expressão, é considerada uma forma de arte. Achei o vídeo abaixo no site da Natura com a entrevista da bailarina Ana Thomaz. Com extrema simplicidade ela resume o benefício que a dança traz através do reencontro com a nossa essência, que é um corpo em movimento, contrapondo o sedentarismo. Vale a pena assistir!!!




O poder da dança


 A época em que a dança surgiu é desconhecida: a maioria dos estudiosos acredita que ela é intrínseca ao ser humano, mas só na Grécia Antiga ela ganhou status de arte. Hoje, além de uma forma de resistência cultural e artística, a dança é vista como um poderoso aliado a favor do bem-estar.
Ana Thomaz é bailarina e professora da Técnica Alexander, formada pelo Alexander Technique Studio, em Londres. Essa técnica trabalha a busca do equilíbrio natural do corpo (um corpo que se move por meio de instintos), a partir da auto-observação e da prática de exercícios específicos. Neste vídeo, Ana Thomaz fala sobre a ligação da dança com a natureza mais íntima humana e como essa arte é também uma forma de auto-conhecimento. Assista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário